Pavan Zanetti viabiliza estudo de projeto conjunto entre a Petrobras e a UFCG, UFPE e ITEP

Publicado em 

 

Em parceria com empresas de Morungaba e Valinhos, disponibilizou equipamentos e técnicos para condução de testes.

A Pavan Zanetti apoiou e contribuiu com o projeto de formulações de blendas e nanocompósitos à base de PET para aplicações variadas, desenvolvido em conjunto entre a Petrobras e a UFCG, UFPE e ITEP.

Os nanocompósitos produzidos utilizaram argila comercial importada e argila Paraibana especialmente purificada e quimicamente modificada nos laboratórios. O interesse da Petrobras nessa área é consequência direta de seu investimento numa planta de síntese de PET localizada no Suape (PE).

A equipe encontrou enormes dificuldades na injeção e sopro de pré-formas depois de ter desenvolvido e caracterizado os produtos, fato que estagnaria o projeto e comprometeria o alcance das metas estipuladas.

Entre os dias 11 e 12 de setembro de 2013, a Pavan Zanetti, em parceria com as empresas Kadplas, localizada em Valinhos, e a Greco e Guerreiro, com sede em Morungaba, ambas do interior de São Paulo, não só disponibilizou e adequou equipamentos às necessidades e limitações relacionadas à quantidade de material, como designou e liberou pessoal técnico altamente capacitado para conduzir os testes.

Graças a este conjunto de atitudes, foi possível, e em tempo recorde, o alcance das metas estipuladas no projeto.

RELATÓRIO – Proj. Petrobras-UFCG-UFPE-ITEP